quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Além das possibilidades

Quando eu era criança lembro-me que tinha uma brincadeira onde cantávamos com uma criança no meio e em forma de circulo cantávamos ao seu redor “Senhora dona Canja descubra o seu rosto, seu rosto é de prata, quero ver a sua cara...” Quantas “donas Canja” não existem hoje em nosso meio? Pessoas que tem o rosto de prata (algo que não é tão valioso, mas tem um devido valor), mas não mostram se escondem nas angustias da vida e ainda que mostrem seu rosto outros não verão o valor que tal pessoa tem. Neste rosto de prata está o valor que cada um tem, onde uns mostram outros escondem, uns enxergam e outros não querem enxergar.
Em nossos dias acredito que muitos já ouviram um ditado muito popular: “As pessoas só valem o que tem”! Existem muitas pessoas que tem grande valor, mas não valorizamos porque não vemos as moedas de prata, porém nelas estão as pratas da vida. Muitas vezes somos preconceituosos, olhamos a aparência e já tiramos nossas conclusões. Só queremos valorizar donas Canja com o rosto de ouro. Todavia, ao olharmos para aparência esquecemos que existem “donas Canja” que não mostram de imediato seu valor por causa das frustrações sofridas e querem apenas um ato de amor e generosidade. Entretanto, dentro de cada um de nós está instalado um software de maldade e julgamento condenatório, com isto não conseguimos enxergar as pessoas como elas são e valorizá-las por serem elas mesmas.
“Não julguem, para que vocês não sejam julgados” (Mt 7:1). Uma frase pequena de grande significado, porém não nos importamos em vivê-la. Por quê? Porque não é uma possibilidade para o ego humano. É uma possibilidade para o ego humano ser regido por regimentos humanos, é uma possibilidade humana fazer o que homens nos pedem como aparente santidade e estilo de vida, mas viver o que Cristo viveu vai contra nosso egocentrismo. Portanto, te convido a ir além da possibilidade humana egocêntrica e agir do fundo do seu verdadeiro ser, do ser que Deus criou.
Ir além das possibilidades é assumir nossa identidade criada por Deus. Para isso precisamos cumprir o nosso papel sendo sal da terra e luz do mundo. Como sal precisamos sempre levar o sabor divino à terra, com muita generosidade, amor e paz. Admiro-me quando leio a frase da oração de Francisco de Assis: “Senhor fazei-me instrumento de vossa paz”! Para muitos isso é uma impossibilidade humana, como mencionei acima de fato é, repito vai contra o nosso ego, somos egoístas queremos paz e não ser instrumento de paz para outros. Também precisamos somos luz que brilhamos demonstrando generosidade como nossa marca na vida, em um viver diário de graça. Como luz do mundo devemos ser acessíveis para que pessoas possam contar conosco desta forma as pessoas se motivarão a aproximar-se do Eterno Deus, o nosso Pai generoso que está no céu.
Então, gente boa de Deus, somos confrontados e desafiados a viver como Cristo viveu, Ele nos convida a segui-lo e ir além das possibilidades humanas egoístas, repleta de preconceito e julgamento condenatório. Neste caminhar diário ainda que caiamos, sujemos os pés e as mãos Ele nos levanta, nos tomando pela mão e lava nossos pés neste gesto tão singelo e com muita simplicidade quando lavou os pés dos discípulos nos desafia dizendo: “Faça isso uns com os outros”! Em outras palavras, sirvam uns aos outros, se doem uns aos outros.

NEle que foi além das possibilidades nos vendo como "donas Canja" e foi até a dura cruz, nos ensinando o tempo todo com simplicidade a generosidade, o amor e a paz, façamos o mesmo.

Daniel Lima
--
Mantidos pela Graça...
Conectados pela Causa...
Chamados para uma Missão...
Marcados pelo Amor...
Que assim seja nosso caminhar!

5 comentários:

  1. Creio que a grande dificuldade para que nos abstenhamos de julgar os nossos irmãos é a nossa incapacidade de percebermos que somos sempre réus, é a graça que nos deixa livres, longe e acima das condenações dos homens.
    Martorelli

    ResponderExcluir
  2. A maioria das pessoas estão vivendo em torno da riqueza desse mundo, e esquecendo das promessas do Nosso Pai. Nem estão se dando conta que as riquezas desse mundo são superficiais e que irão passar, mais a palavra de Deus é eterna.
    O que se conquista nessa terra não poderá levar pro ceú, então cultive tesouros onde nem a traça e nem o ferrugem consomem, no CEÚ!

    ResponderExcluir
  3. Paz! Muito edificante seu tema pr. Daniel , como é automático o julgamento, e como queremos paz, e não queremos ser instrumentos dela para com os outros, Vou refletir em tudo que li, Parabéns mais uma vez, Jesus abençoe grandemente.

    ResponderExcluir
  4. Tem um ditado que diz que somente posso olhar o outro de cima se estiver ajudando-o a se levantar.
    Gostei muito do seu blog e gostaria que lesse a meditação que escrevi sobre amizade, lealdade... http://destilardosfavos.blogspot.com/2011/07/quem-e-seu-amigo.html
    Grande abraço e que tudo seja pra honra e glória do nosso amado Pai!
    Regina Helena

    ResponderExcluir
  5. Irmão Daniel,fico muito feliz por vê-lo no Anglicanismo ,enfim.Deus seja com seu espírito,o iluminando e guardando,amado.Estarei,como sempre,orando e desejando que Deus seja contigo nesta bela jornada.Conte com este irmão e amigo,como sempre contou e ,para sempre,poderás contar.Grande abraço!!

    ResponderExcluir

Seguidores

O Mundo Todo Online

Nº de Visitas